Saiba mais sobre as vitaminas

Vitaminas são compostos orgânicos que encontramos presentes nos alimentos essenciais para o bom funcionamento do nosso metabolismo. Justamente por não serem produzidas pelo nosso organismo que devemos obte-las através da alimentação.

Podemos classificar as vitaminas em hidrossolúveis e lipossolúveis. As hidrossolúveis são aquelas que, após ingeridas, são absorvidas pelo intestino e então transportadas pelo sistema circulatório para os tecidos em que serão utilizadas. Há um certo limite diário de uso dessas vitaminas, e o seu excesso, como não pode ser armazenado pelo nosso organismo é eliminado, geralmente pela urina. Apesar de não poderem ser armazenadas, são vitaminas necessárias diariamente para o bom funcionamento do organismo, e assim devem ser consumidas diariamente para reposição. Podemos destacar como vitaminas hidrossolúveis a B1, B2, B12 e a vitamina C.

Já as lipossolúveis são aquelas que necessitam do auxílio de gordura para sua absorção. Diferentemente das hidrossolúveis, elas tem uma difícil eliminação e por isso não devem ser consumidas em excesso. É o caso das vitaminas A, D, E e K.

Todas as vitaminas são importantes e sua quantidade varia de uma para outra e também conforme a idade e fase da vida de cada um. Vitaminas estão diretamente relacionadas com o crescimento das crianças, com a produção de energia nas células, com a restauração e manutenção dos tecidos, entre outros. Assim, a sua falta pode trazer uma série de problemas para a nossa saúde, como a visão turva, fraqueza, erupções na pele, anemia, e mais uma série de problemas. É importante manter uma alimentação equilibrada e, sempre que necessário, complementar certas vitaminas conforme prescrito pelo seu médico.